Artigos

Folha em Branco...

Marco Fabossi

20.maio.2015

Certo dia eu estava aplicando uma prova importante na faculdade, em silêncio e ansiosos os alunos tentavam responder as perguntas.

Faltavam poucos minutos para terminar o horário estabelecido para a prova, e um rapaz levantou o braço e perguntou:

– Professor, pode me dar uma folha em branco, por favor?

Eu então levei a folha até ele e perguntei-lhe porque queria mais uma folha em branco, e ele respondeu:

– Enquanto respondia as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada em algumas respostas, mas quero “passá-la a limpo” antes de entregá-la.

E apesar do pouco tempo que faltava para o término do horário estabelecido, eu confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco, e fiquei torcendo para que ele conseguisse.

Todos os dias quando acordamos, recebemos de Deus uma nova folha em branco. Talvez tenhamos preenchido algumas com rabiscos, confusões, tentativas frustradas, ou até deixado algumas delas em branco, quem sabe? Pode até ser que tenhamos decidido amassar algumas folhas e jogá-las na lixeira, optando pela a ociosidade, gastando nosso tempo inutilmente.

Talvez hoje seja um bom momento para começar a escrever uma nova e diferente história nessa folha em branco, visando uma vida mais plena e feliz, pra você e pra todos os que estão a sua volta.

Assim como uma boa nota na prova depende da atenção e esforço de cada aluno, uma vida boa também depende da atenção, esforço e dedicação de cada um.

Não importa a idade, condição financeira, religião, condição física… Este é o momento de tomar essa página em branco que Deus coloca todos os dias em nossas mãos, e passar a vida a limpo.

Não se preocupe em tirar nota dez ou ser o primeiro da turma; preocupe-se apenas em fazer o melhor que puder. Não poupe as palavras: dignidade, amizade, amor, fraternidade, ética, honestidade, sabedoria, esperança e fé.

Esta folha em branco é um “presente” que é lhe dado todos os dias, por isso, não a amasse nem rabisque de forma inconsequente, mas use-a com sabedoria.